Foram revelados nesta terça-feira, dia 23 de junho, algumas informações referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio 2020. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a edição da prova deste ano tem um total de 5.783.357 inscrições confirmadas.
Deste total, 5.687.271 inscrições são para a prova impressa do Enem e 96.086 para o Enem Digital. O número de inscrições que havia sido divulgado anteriormente era de 6.121.363 inscrições, mas para ter o total confirmado o governo tinha que esperar terminar o prazo de pagamento e de compensação dos boletos daqueles que não conseguiram a isenção.
Com isso, após a confirmação do pagamento pelas agências bancárias, o número de confirmados é somado aos participantes que receberam a isenção. Do total de inscritos confirmados em 2020, 83% receberam a gratuidade.
Em comparação com o ano de 2019, o Enem deste ano teve um aumento de 13,5% na quantidade de inscrições confirmadas, quando o total ficou em 5.095.308 pessoas. Apesar de em 2019 o Enem ter recebido mais inscrições (6.384.957), o Inep atribui o número maior de confirmados à novidade da aplicação digital da prova, aumento do período de pagamento da taxa e concessão automática da isenção aos inscritos que se enquadraram nos critérios de isenção, mesmo sem o pedido formal.
Até o momento, as provas da edição deste ano do exame ainda não possuam uma data confirmada. Anteriormente, as datas que estavam previstas era de 1º e 8 de novembro para a prova impressa e 22 e 29 de novembro para a prova digital.
Os estudantes inscritos já podem acessar a Página do Participante e responder uma enquete sobre as possíveis datas das provas. Foram oferecidas três opções de datas para cada modalidade, entre dezembro e maio, para que os inscritos no Enem 2020 façam a escolha. Prazo de votação vai até o próximo dia 30.