Encceja 2024: confira as principais regras da prova

No próximo domingo, dia 25 de agosto, acontece a edição 2024 do Encceja. A prova é considerada obrigatória para os alunos de ensino superior, que precisam ter pelo menos uma participação registrada para que o seu certificado seja liberado no momento da conclusão do curso.

Em cada ano o Ministério da Educação escolhe um grupo de cursos avaliados através do Encceja. Os alunos não precisam se preocupar em tirar uma nota mínima na prova, mas o seu desempenho acaba afetando diretamente a avaliação que o MECA faz do curso e da universidade de uma forma geral.

Para os que vão participar do exame no próximo domingo, confira algumas das principais regras que devem ser observadas para garantir uma participação tranquila:

Turnos e horários

Antes de mais nada, os estudantes convocados para a prova devem lembrar que ela será feita em dois turnos, manhã e tarde. As provas do turno da manhã seguem este cronograma:

Já no turno da tarde, o cronograma das provas segue estes horários:

O que os estudantes devem levar no dia da prova?

Os estudantes precisam apresentar documento de identificação, sendo válidos carteiras de identidade, identificação concedida por ordens ou conselhos, passaporte, CNH, carteira de trabalho e documentos digitais acessados através do aplicativo Gov.br.

Além disso, eles devem também essa portando pelo menos uma caneta esferográfica, sendo que ela deve ser de tinta preta e de corpo transparente.

Lanches, medicamentos e indumentárias religiosas podem ser levadas, mas elas podem ser vistoriadas pelos fiscais.

O que os estudantes não podem levar nos dias das provas?

De acordo com o edital, o único item que está terminantemente proibido no dia das provas são as armas, de qualquer natureza. Caso o candidato tenha porte de arma, deve apresentar ao Chefe de Sala para realizar a prova em uma sala específica.

Celulares, relógios e qualquer outro tipo de equipamento eletrônico deve ser lacrado no momento as prova.

Como conferir o local de provas?

As informações referentes aos locais de provas podem ser obtidas através do site oficial  do Encceja 2024.

Pela Web