No próximo domingo, dia 25 de agosto, acontece a edição 2024 do Encceja. A prova é considerada obrigatória para os alunos de ensino superior, que precisam ter pelo menos uma participação registrada para que o seu certificado seja liberado no momento da conclusão do curso.

Encceja 2024: confira as principais regras da prova

Em cada ano o Ministério da Educação escolhe um grupo de cursos avaliados através do Encceja. Os alunos não precisam se preocupar em tirar uma nota mínima na prova, mas o seu desempenho acaba afetando diretamente a avaliação que o MECA faz do curso e da universidade de uma forma geral.

Para os que vão participar do exame no próximo domingo, confira algumas das principais regras que devem ser observadas para garantir uma participação tranquila:

Turnos e horários

Antes de mais nada, os estudantes convocados para a prova devem lembrar que ela será feita em dois turnos, manhã e tarde. As provas do turno da manhã seguem este cronograma:

•  Abertura dos portões – 8h
  • Fechamento dos portões – 8h45
  • Início das provas – 9h
  • Término das provas – 13h

Já no turno da tarde, o cronograma das provas segue estes horários:

• Abertura dos portões – 14h30
  • Fechamento dos portões – 15h15
  • Início das provas – 15h30
  • Término das provas – 20h30

O que os estudantes devem levar no dia da prova?

Encceja 2024: confira as principais regras da prova

Os estudantes precisam apresentar documento de identificação, sendo válidos carteiras de identidade, identificação concedida por ordens ou conselhos, passaporte, CNH, carteira de trabalho e documentos digitais acessados através do aplicativo Gov.br.

Além disso, eles devem também essa portando pelo menos uma caneta esferográfica, sendo que ela deve ser de tinta preta e de corpo transparente.

Lanches, medicamentos e indumentárias religiosas podem ser levadas, mas elas podem ser vistoriadas pelos fiscais.

O que os estudantes não podem levar nos dias das provas?

De acordo com o edital, o único item que está terminantemente proibido no dia das provas são as armas, de qualquer natureza. Caso o candidato tenha porte de arma, deve apresentar ao Chefe de Sala para realizar a prova em uma sala específica.

Celulares, relógios e qualquer outro tipo de equipamento eletrônico deve ser lacrado no momento as prova.

Como conferir o local de provas?

As informações referentes aos locais de provas podem ser obtidas através do site oficial  do Encceja 2024.