Enade: Prova será aplicada dia 27 de novembro
Aplicação acontecerá em todo território nacional.
Por Rodrigo Duarte
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou para o dia 27 de novembro a aplicação das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Assim como aconteceu anteriormente, a aplicação das provas vai acontecer em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal.
A prova terá como principal objetivo avaliar os estudantes concludentes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano três do ciclo avaliativo do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Essa é uma prova obrigatória para os estudantes dos cursos deste nível, inclusive sendo uma condicionante para que os estudantes possam receber o seu diploma no final do curso.
A inscrição dos estudantes que estão habilitados a fazer a prova do Enade deve ser feita pelos coordenadores dos cursos, no período entre 6 de julho e 31 de agosto, diretamente no Sistema Enade. Além de fazer a prova, os estudantes também terão que responder a um questionário.
Neste ano o Enade vai avaliar 26 áreas de graduação. Os cursos de bacharelado são os seguintes:
- Administração;
- Administração Pública;
- Ciências Contábeis;
- Ciências Econômicas;
- Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda);
- Direito;
- Psicologia;
- Relações Internacionais;
- Secretariado Executivo;
- Serviço Social;
- Teologia e Turismo
Já os cursos de nível superior de tecnologia que serão avaliados neste ano são os seguintes:
- Comércio Exterior;
- Design de Interiores;
- Design Gráfico;
- Design de Moda;
- Gastronomia;
- Gestão Comercial;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão Pública;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Gestão Financeira;
- Logística;
- Marketing;
- Processos Gerenciais
O Enade tem como principal objetivo avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia em relação às diretrizes curriculares, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes em relação á realidade brasileira e mundial.
Os resultados que os estudantes acabam obtendo na prova não interferem diretamente na obtenção ou não no diploma, mas eles são utilizados para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.