Foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) os editais dos principais programas do ensino superior no Brasil: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2023/1.
Para o SiSU as inscrições serão abertas entre os dias 16 e 24 de fevereiro de 2023. Seguem as mesmas regras sendo válidas até o momento, sendo que poderão se inscrever somente os candidatos que tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e que não tenham zerado a redação.
O resultado está previsto para ser liberado no dia 28 de fevereiro. Aqueles candidatos que não forem aprovados nesta 1ª chamada poderão ainda manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.
Já para o ProUni 2023/1 as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Somente poderão se inscrever os candidatos que tiverem feito o Enem nos anos de 2021 e 2022. Outra exigência é ter obtido média mínima de 450 pontos no exame e não ter zerado a redação. Além disso, os candidatos também terão que cumprir as demais exigências do programa, que seguem as mesmas quando comparado com a edição anterior.
A lista com os aprovados em 1ª chamada está prevista para ser liberada no dia 7 de março e uma 2ª chamada está prevista para ser lançada no dia 21 de março. A comprovação das informações para o aprovado em primeira chamada deverá ser feita entre os dias 7 e 16 de março. Já para os aprovados em segunda chamada, o procedimento deverá ser feito entre 21 a 30 de março. As inscrições para lista de espera poderão ser feitas entre os dias 5 e 6 de abril.
Para o Fies 2023/1 os candidatos poderão se inscrever entre os dias 7 e 10 de março. Podem participar os candidatos que tenham feito pelo menos uma edição do Enem a partir do ano de 2010 e também ter renda mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos. O resultado e a pré-seleção será divulgado no dia 14 de março e o prazo para complementação das informações será entre os dias 15 e 17 de março.
Aqueles candidatos que não forem chamados nesta 1ª lista entrarão automaticamente na lista de espera e a pré-seleção dos candidatos que estiverem nessa lista será realizada nos dias 21 de março e 18 de maio.