Foi publicado nesta quarta-feira, dia 15 de março, o edital completo do Encceja, exame que permite com que jovens e adultos terminem o ensino fundamental ou médio quando eles não conseguem fazer isso no período de idade considerado como o esperado. De acordo com as informações que constam no edital, as inscrições estão marcadas para acontecer entre os dias 22 de maio e 2 de junho.
As principais datas do cronograma do Encceja para este ano de 2023:
- Justificativa de ausência do Encceja 2022 – 3 a 14 de abril
- Inscrição – 22/05 a 02/06
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social – 22/05 a 02/06
- Provas – 27/08
Para se inscrever no Encceja 2023, os candidatos devem ter no mínimo 15 anos completos para conseguir fazer a prova do ensino fundamental ou então ter 18 anos completos para quem deseja fazer as provas do ensino médio.
Os inscritos no Encceja 2022 e que não realizaram a prova no ano passado deverão justificar a ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2023. O participante que não justificar sua ausência no Encceja 2022 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.
As provas do Encceja acontecem em um único dia, sendo que os candidatos precisam fazer as provas nos dois turnos do dia, manhã e tarde. Para que os candidatos sejam aprovados no Encceja, eles precisam tirar 100 pontos nas provas objetivas e nota mínima de 5 na prova de redação.
Algumas mudanças na execução das provas serão implementadas no Encceja 2023, incluindo:
- Correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.
- Laudos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise.
- Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.