O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para cursos superiores de licenciaturas, que vai acontecer neste ano de 2024. De acordo com as informações que foram divulgadas, as provas acontecerão no dia 24 de novembro.

Divulgado edital do Enade das Licenciaturas 2024

O Enade deste ano das licenciaturas terá algumas novidades a partir dos exames deste ano. Além das provas teóricas marcadas para o final do mês de novembro, será aplicado também um teste prático de avaliação que ocorrerá durante o estágio supervisionado no primeiro semestre de 2025.

A prova segue sendo obrigatória para os estudantes que estão concluindo o curso de nível superior, mas agora com este formato aplicado, de forma específica, para os alunos de licenciatura. Não existe uma nota mínima que precisa ser obtida nas provas, mas o aluno deve obrigatoriamente participar para que tenham acesso ao diploma.

De acordo com os dados que foram divulgados pelo Inep, estão sendo esperados mais de 370 mil estudantes participem das provas do Enade 2024 em todos os estados brasileiros. Nesta edição, 17 áreas de conhecimento serão avaliadas.

Principais datas do Enade das Licenciaturas 2024

Divulgado edital do Enade das Licenciaturas 2024

• Preenchimento do Questionário do Estudante: 02/09 a 23/11
  • Solicitação de tratamento pelo nome social e atendimento especializado: 02 a 08/09