Foram divulgadas nesta semana pela Secretaria de Educação do Governo de São Paulo as datas previstas para aplicação do Provão Paulista 2024. Essa será a 2ª edição do exame que foi criado como uma espécie de vestibular unificado e seriado, permitindo que os estudantes tenham mais uma chance de conseguir vagas em universidades públicas do estado.

Divulgadas datas do Provão Paulista 2024

De acordo com o cronograma divulgado, nos dias 30 e 31 de outubro serão aplicadas as provas destinadas aos estudantes que estão no 3º ano do ensino médio. Já nos dias 11  e 12 de novembro serão aplicadas as provas para os estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio.

Para todas as séries, o formato das provas é o mesmo. No primeiro dia os alunos deverão responder as questões de Linguagens, Ciências da Natureza e Redação. Enquanto no segundo dia, os candidatos responderão a questões de Matemática e Ciências Humanas. A redação deverá ser feita somente pelos alunos do 3º ano.

Neste ano devem participar mais de 2,6 milhões de estudantes de todas as séries. Os estudantes poderão concorrer a vagas nas seguintes instituições de ensino:

Divulgadas datas do Provão Paulista 2024

• Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs)
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)

A nota final utilizada para fins de classificação e obtida com a soma do desempenho dos estudantes são longo dos anos de exame. Mas as vagas podem ser disputadas apenas pelos estudantes do 3º ano.