A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta semana as datas do seu próximo processo seletivo vestibular. De acordo com as informações que foram confirmadas pela instituição de ensino, os candidatos que vão se inscrever no Vestibular 2023 deverão se apresentar para fazer as provas nos dias 14 e 15 de janeiro, sábado e domingo.
A decisão de repetir o formato do concurso passado ocorreu após reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na quarta-feira (17). A previsão da Universidade é a abertura de mais 4.008 vagas, sendo 1.073 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O número é superior ao da edição passada em função de 40 novas oportunidades para interessados em cursar Bacharelado em Ciências Biológicas — ênfases em Biologia Marinha e Costeira e em Gestão Ambiental Marinha e Costeira. O curso é vinculado ao Campus Litoral Norte da universidade.
A prova vai seguir o mesmo formato da anterior, sendo que os candidatos terão que responder 15 questões de múltipla escolha para cada prova. As informações completas sobre o processo seletivo ainda serão divulgadas, em edital que deve ser publicado nas próximas semanas.
Resumo:
Leituras obrigatórias
No mês de maio a UFRGS já tinha liberado a lista de leituras obrigatórias para o seu próximo processo seletivo. Algumas mudanças foram feitas. Machado de Assis, por exemplo, segue sendo cobrado nas provas, mas agora através da coletânea de contos “Várias Histórias”. As outras novidades estão por conta do dramaturgo grego Aristófanes (com a peça Lisístrata), Júlia Lopes de Almeida (A Falência) e Sophia de Mello Breyner Andresen (Coral e outros poemas).
Confira a lista:
- ARISTÓFANES – Lisístrata
- MACHADO DE ASSIS – Várias histórias
- JÚLIA LOPES DE ALMEIDA – A falência
- SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN – Coral e outros poemas
- ISABELA FIGUEIREDO – Caderno de memórias coloniais
- CHICO BUARQUE – Construção (álbum)
- CONCEIÇÃO EVARISTO – Ponciá Vicêncio
- AMÍLCAR BETTEGA – Deixa o quarto como está
- ADÉLIA PRADO – Bagagem
- GRACILIANO RAMOS – São Bernardo
- LYGIA FAGUNDES TELLES – As Meninas