O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou neste começo de semana as informações referentes a edição deste ano de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, as provas estão previstas para acontecer em agosto.
Além disso, o Inep também divulgou as datas para as provas para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (PPL). Confira os principais pontos do cronograma:
Encceja regular
- Inscrições: 22 de maio a 2 de junho
- Provas: 27 de agosto
- Resultado: 22 de dezembro
Encceja PPL
- Inscrições: 24 de julho a 4 de agosto
- Provas: 17 e 18 de outubro
- Resultado: 22 de dezembro
Encceja Exterior
- Inscrições: 17 a 28 de julho
- Provas: 22 de outubro
- Resultado: 22 de dezembro
Encceja Exterior PPL
- Inscrições: 17 a 28 de julho
- Provas: 23 de outubro a 3 de novembro
- Resultado: 22 de dezembro
Resumo:
Saiba mais sobre o Encceja
Este é o exame realizado pelos órgãos públicos brasileiros que tem como principal objetivo oferecer a possibilidades das pessoas que não conseguiram terminar os seus estudos na data correta consigam o seu certificado. O exame pode ser feito tanto para quem deseja terminar o ensino fundamental quanto para o ensino médio.
Podem fazer as provas os candidatos que se enquadrem nos seguintes casos:
- Ensino fundamental: pessoas com 15 anos ou mais no momento da prova
- Ensino médio: pessoas com 18 anos ou mais no dia da prova
As provas que são aplicadas em versão regular acontecem em um único dia. Para conseguir ser aprovado na prova de uma forma geral e obter o seu certificado, os candidatos precisam tirar 100 pontos nas provas objetivas e uma média mínima de 5 pontos na prova de redação.