Uma grande confusão acabou marcando as eleições para o DCE da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). As imagens com uma briga, que teve que ser apartada pela Polícia Militar, acabaram indo parar na internet. O fato aconteceu no Campus Coração Eucarístico, na Região Noroeste de Belo Horizonte.
Segundo as informações que foram divulgadas pela Polícia Militar sobre o acontecido, a briga teria começado pois um despacho judicial acabou sendo apresentado, determinando a suspensão do processo eleitoral. Algumas chapas teriam tido sua participação indeferida, mas mesmo assim conseguiram uma liminar na justiça garantindo sua participação.
Mesmo com o DCE e a Junta Eleitoral sendo avisados que o processo não poderia seguir, os alunos optaram por realizar as eleições. Diversas urnas foram espalhadas pela universidade, o que acabou piorando todo o quadro da confusão.
Além da briga generalizada que pode ser conferida no vídeo, um representante da instituição, que não teve o seu nome revelado, confirmou para a imprensa que a universidade acabou sendo depredada e que diversas atividades acadêmicas tiveram que ser suspensas.
Resumo:
Seguranças
Por outro lado, os representantes do DCE afirmaram que o motivo da briga ter começado foi a atuação de uma série de seguranças particulares que foram contratados pela instituição. Estes agentes acabaram formando um cordão humano para retirar as urnas que estavam espalhadas pela instituição.
O DCE também afirma que a universidade não pode contratar seguranças particulares neste tipo de situação.
Por enquanto o processo seletivo está suspenso, sem previsão de retomada.