Foram publicados nesta semana os resultados dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição feitos pelos candidatos para o processo seletivo Vestibular 2023 da Universidade Federal do Pará (UFPA). De acordo com as informações que foram divulgadas pelas instituições de ensino, os candidatos ainda podem entrar com recursos contra os resultados indeferidos.
O resultado preliminar pode ser encontrado neste site.
Seguindo o cronograma oficial que foi divulgado para este processo seletivo, os candidatos que tiveram o seu pedido de isenção negado ainda podem entrar com recursos entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. O resultado final dos contemplados com o benefício será publicado no dia 07 de dezembro.
Mesmo os candidatos que conseguiram essa isenção ainda devem realizar a sua inscrição no processo seletivo Vestibular. As inscrições seguem abertas até o dia 18 de novembro. Para quem não conseguiu a isenção, a taxa de inscrição é de R$ 100.
Não existe previsão de aplicação de provas próprias para este processo seletivo, sendo que a classificação será feita a partir do aproveitamento das notas obtidas pelos candidatos no Enem 2022. Aqueles candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins recebem um bônus de 10% da nota total.
O resultado deve ser divulgado apenas após a publicação das notas finais do Enem 2022.
Para o ano de 2023, a UFPA vai oferecer 7.380 vagas. Do total de oportunidades, 192 são reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos poderão escolher entre 192 opções de cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, ministrada em Altamira, a oferta é de 30 vagas.