Aconteceu no último domingo, dia 23 de novembro, mais uma edição do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Trata-se de uma prova aplicada pelo Ministério da Educação que tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ensino superior aqui no Brasil. A prova é obrigatória para os estudantes conseguirem obter o seu diploma ao final do curso.
De acordo com as informações que foram divulgadas pelo MEC, participaram desta edição do Enade 397 mil estudantes de todo o Brasil. Foram mais de 1480 instituições de ensino que foram representadas por seus alunos durante a execução das provas.
Para os estudantes conferirem o gabarito das provas basta acessar o site do Enade e clicar no link de download do caderno respectivo do curso do estudante.
Resumo:
Cursos
Este ano foram convocados alunos de 43 cursos de graduação, tanto de bacharelado quanto de licenciatura e tecnólogo. Os estudantes que participaram da prova tinham expectativa de conclusão dos seus cursos até julho de 2015, o que significa que estes alunos já tinham mais de 80% do curso concluído.
Confira a lista completa dos cursos que foram avaliados nesta edição do Enade:
- Bacharel: Arquitetura e urbanismo, sistema de informação, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia de alimentos, engenharia de produção, engenharia ambiental, engenharia florestal e engenharia.
- Bacharel ou licenciatura: Ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química.
- Licenciatura: Artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, música e pedagogia.
- Tecnólogo: Análise e desenvolvimento de sistemas, automação industrial, gestão da produção industrial, e redes de computadores.
O MEC pretende divulgar o boletim individual de desempenho do estudante no segundo semestre do próximo ano. Lembrando que a retirada do diploma para os concluintes do curso não está condicionado a uma nota, e sim apenas ao comparecimento no dia da avaliação.