Confira dicas para monitorar as notas de corte do Sisu
Por Rodrigo Duarte
Começou ontem o período de inscrições para o Sisu 2015, sistema de seleção unificada que permite ao estudante concorrer a milhares de vagas no ensino superior público apenas com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. A partir de agora milhões de estudantes competirão para saber quem conseguirá garantir a sua vaga.
Uma informação muito importante nesta busca por uma melhor classificação é a nota de corte de cada curso escolhido. Trata-se da menor nota aceita para os candidatos conseguirem uma das vagas que estão sendo oferecidas naquele curso específico.
Resumo:
Monitorando a nota de corte
Mas a nota de corte é dinâmica e muda durante o processo. Ela muda seguindo critérios do MEC, como a quantidade de vagas disponíveis, bem como o total de candidatos inscritos em cada curso. Elas são publicadas no sistema sempre as 2h e acabam valendo para o restante do dia.
Por isso é de fundamental importância que os candidatos monitorem a nota de corte do Sisu ao longo dos dias de inscrição. Não é necessário que o candidato fique acordado durante a madrugada para saber a nota, uma vez que ela vale para o dia inteiro.
Como o sistema permite que os candidatos alterem suas opções a qualquer momento durante o período de inscrições, os candidatos poderão escolher um curso que tenha uma nota de corte abaixo da sua nota do ENEM. Quanto mais acima a nota individual estiver da nota de corte, maior a chance de conseguir uma das vagas.
Outra dica importante é também consultar a classificação parcial, que também pode ser realizada ao longo do período de inscrição. Ela não é definitiva, mas já dá uma boa ideia do que o candidato poderá cursar com a sua nota do ENEM.
No caso dos alunos que estão concorrendo como cotistas, é importante monitorar não apenas a classificação deste grupo, mas também a classificação geral. Isso acontece pois em determinados cursos a concorrência e a nota de corte pode ser maior dentro do grupo de cotistas do que do grupo geral.