Competências Socioemocionais poderão fazer parte do currículo obrigatório escolar
Por Rodrigo Duarte
O Conselho Nacional de Educação (CNE) está estudando a possibilidade de implantação de diretrizes que permitam o desenvolvimento das chamadas competências Socioemocionais na educação básica. Estas competências ajudaram os estudantes a desenvolverem algumas habilidades consideradas cruciais no mundo de hoje, como a capacidade de vencer desafios, de inovar, de trabalhar em equipe, de liderar, dentre outras.
De acordo com representantes do CNE, que tem como principal função recomendar diretrizes para o currículo da educação básica no Brasil, os debates sobre a possibilidade de inclusão deste tipo de ensino começaram no ano passado e deve continuar até o final deste ano.
Resumo:
Habilidades interdisciplinares
O assunto ainda deve demorar um pouco para conseguir ter um parecer mais definitivo sobre o que poderá ser apresentado como proposta concreta para o Ministério da Educação, já que no mês de Outubro ainda haverá a posse de novos conselheiros que vão ser chamados para contribuir com as discussões.
Mas a ideia do Conselho é permitir que estas habilidades sejam abordadas de uma forma interdisciplinar e contextualizada na educação, com as outras disciplinas que já estão presentes no currículo básico.
Em alguns países as competências Socioemocionais já foram inseridas dentro do contexto da educação pública e básica dos estudantes, com um resultado bastante satisfatório. Um exemplo é o distrito de Ottawa-Carleton, no Canadá. Estas habilidades acabam sendo inseridas dentro do currículo obrigatório das outras disciplinas.