Começaram nesta segunda-feira, dia 24 de abril, os webinários sobre a Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio. A iniciativa está sendo promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e, ao todo, estão previstos cinco encontros virtuais com especialistas em educação e gestores.
Estes encontros fazem parte de uma série de iniciativas com o objetivo de ampliar as discussões a cerca do novo Ensino Médio. Além destes encontros transmitidos ao vivo pela web, o MEC também vai promover as seguintes iniciativas:
- Audiências públicas regionais;
- Coleta de manifestações pela plataforma Participa +Brasil, do Governo Federal;
- Consulta on-line com 100 mil representantes da comunidade escolar;
- Grupos focais, oficinas e seminários;
- Pesquisa quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário com amostra representativa de todos os estados brasileiros;
- Reuniões com equipes técnicas de secretarias estaduais de educação, representações dos movimentos estudantis e profissionais do ensino médio;
- Escutas a especialistas.
Com isso, o governo cumpre uma promessa que foi feita durante a campanha do então presidente Lula para discutir com a sociedade de uma forma geral as questões envolvendo o Ensino Médio e as mudanças que já haviam sido aprovadas e que já estavam sendo implementadas.
O governo atual afirma que a proposta original não foi amplamente discutida com as principais partes envolvidas, incluindo a comunidade escolar, os profissionais da educação e as eçquipes técnicas.
O governo decidiu suspende todo o calendário de implementação do Novo Ensino Médio por 60 dias, sendo que a medida ainda pode ser prorrogada pelo mesmo prazo.