Os candidatos que se inscreveram para o programa de financiamento do Fies 2023/2 e que não tinham sido chamados na primeira lista poderão agora ser pré-selecionados a partir da lista de espera. De acordo com as informações que foram divulgadas no calendário deste processo seletivo, os candidatos poderão ser convocados até o próximo dia 29 de agosto, sendo que será de responsabilidade de cada um acompanhar o andamento da sua solicitação.
O acompanhamento da lista deverá ser feito através do site do Fies.
Seguindo com as regras que foram definidas no programa, os candidatos pré-convocados deverão complementar a inscrição para contratação do financiamento no sistema em até três dias após a pré-seleção. Estão inseridos na lista de espera, de forma automática, todos os inscritos que não foram convocados na primeira chamada.
Nesta edição, foram oferecidas 77.867 vagas em 1.265 faculdades particulares para os contratos de financiamento oferecidos pelo governo federal. Podiam se inscrever aqueles estudantes que fizeram pelo menos uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2023.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado oficialmente pelo governo federal no ano de 1999 através do Ministério da Educação, tendo como principal objetivo ajudar os brasileiros que desejam cursar o nível superior em instituições privadas. Ele oferece um contrato de financiamento da graduação para aqueles estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada.
Ao final do curso, os estudantes começam a pagar por este financiamento, em um prazo definido em contrato e com juros que ficam abaixo dos praticados no mercado financeiro convencional.