Caderj inicia período de pedido de isenção da taxa do Vestibular 2023/1
Saiba quem pode solicitar o benefício.
Por Rodrigo Duarte
Os candidatos que pretendem fazer o próximo processo seletivo do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj) já podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, o pedido deve ser feito até o próximo dia 2 de outubro.
Os pedidos podem ser encaminhados através do site do Vestibular da Cederj.
Segundo as regras estabelecidas neste processo seletivo, podem solicitar o benefício os candidatos que comprovarem renda familiar mensal de até R$ 1.353 por pessoa. No caso da participação no sistema de cotas, os candidatos podem devem se enquadrar em pelo menos uma das seguintes categorias:
- Lei Estadual 5.346/2008: estudantes de baixa renda negros, indígenas, da rede pública, portadores de deficiência ou filhos de policiais ou bombeiros.
- Lei Federal de Cotas: estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública.
- Vagas para professores da rede pública.
Todos os candidatos que participarem do processo seletivo através do sistema de cotas pela Lei Estadual nº 5.346/2008 deverão, obrigatoriamente, participar do processo de isenção da taxa de inscrição.
O resultado dos pedidos está previsto para ser liberado no dia 19 de outubro.
Resumo:
Vestibular Cederj 2023/1
Os candidatos interessados em participar deste processo seletivo poderão se inscrever a partir do dia 3 de outubro. Já as provas do processo seletivo devem acontecer no dia 27 de novembro. As provas serão compostas por uma redação e também por questões objetivas.
O vestibular oferecerá vagas em cursos a distância das seguintes instituições: Cefet/RJ, Uenf, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UniRio.
Os cursos são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo; e os cursos de Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Segurança Pública.