Os preparativos para o vestibular podem acabar se tornando bastante desafiadores para os estudantes. Afinal de contas, a maratona de estudos costuma exigir uma rotina bastante cansativa e pesada. E isso se torna ainda mais problemático a partir do momento que os alunos precisam conciliar com o final do ensino médio.

Burnout: 4 dicas para evitar nos preparativos para o Vestibular

São diversos os jovens que reclamam desta pressão, e alguns apresentam uma condição médica que é cada vez mais comum nos mais velhos, o burnout. Basicamente é um quadro no qual a pessoa entra em um estado de esgotamento mental, que também pode se tornar um esgotamento emocional.

Os sintomas do esgotamento se manifestam de diversas formas: cansaço constante, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de realizar as tarefas do trabalho e isolamento. E quando estamos falando de jovens e adolescentes essas manifestações podem acabar se tornando ainda piores, pois elas podem se misturar com outros quadros de saúde mental que são comuns nesta idade.

Confira algumas dicas para os estudantes não entrarem em burnout durante os seus preparativos para o Vestibular.

Trabalhe apenas com metas realistas

Antes de mais nada, mesmo diante de uma maratona que é a preparação para o Vestibular, é muito importante que os alunos trabalhem com metas que sejam consideradas como realistas. Estipular metas como aprender tudo sobre uma matéria em um dia ou gabaritar um simulado poderá aumentar a ansiedade e a frustração. A dica é ir trabalhando com pequenas metas, sempre visando a constante evolução.

Gerencie o tempo

Burnout: 4 dicas para evitar nos preparativos para o Vestibular

Aprender a gerenciar o tempo é um dos grandes segredos para conseguir manter uma constância no plano de estudos. E isso pode ser feito de uma forma muito mais inteligente a partir do momento que os estudantes trabalham com um cronograma, estipulando os tempos para cada matérias e também prevendo tempos de descanso, lazer e outros afazeres.

Movimente-se

São diversas pesquisas que comprovam os benefícios da prática da atividade física no dia a dia, especialmente quando as pessoas estão se dedicando a uma rotina de estudos. Por isso, é muito importante inserir práticas de atividades nos intervalos dos estudos.

Não deixe de compartilhar emoções e sentimentos

Buscar apoio social e emocional também é muito importante, especialmente para os estudantes que estão encarando essa maratona sozinho. Caso o estudante não esteja se sentindo bem do ponto de vista social e emocional, pode ser interessante buscar ajuda profissional, com um terapeuta ou psicólogo.