Brasileiro campeão da Olimpíada de Matemática consegue vaga em Princeton
Por Rodrigo Duarte
O estudante brasileiro de 17 anos, Murilo Corato Zanarella, que conseguiu o feito de ser um dos campões da Olímpiada Brasileira de Matemática, obteve mais uma importante conquista para o seu histórico acadêmico: vaga em uma das instituições de ensino superior mais importantes e renomadas do mundo, a Universidade de Princeton (Nova Jérsei – EUA).
A vaga foi conquistada logo após o brasileiro conseguir garantir a medalha dourada na etapa brasileira da Olimpíada de Matemática e também a medalha de prata na Olímpiada Internacional.
Estas foram apenas algumas das conquistas dos jovens, que pode ser considerado como um expert em provas de exatas. Nascido na cidade de Campinas, o aluno exemplar já participou, ao todo, de 50 edições diferentes, sendo que conquistou ao todo de 30 medalhas no total.
Paixão pela matemática
Em entrevista recente, o estudante afirma que as competições não são apenas pelas medalhas e pelos resultados em sí, mas pela grande paixão que o jovem nutre pela matemática. No início Mutilo afirma que se inscrevia visando sim o desafio, mas depois de tantas conquistas ele continua participando realmente pelo grande amor que sente pelos números.
Futuro universitário
Além de conquistar uma vaga na Universidade de Princeton, o estudante também garantiu aprovação na primeira fase da USP e também da Unicamp. Também pretende tentar outras instituições norte-americanas, como Harvard, MIT, Yale e Stanford. O estudante afirma que pretende participar da segunda fase das instituições brasileiras, mas que dará prioridade para as universidades norte-americanas.