Brasil apresenta desempenho ruim no Pisa
Estudantes não apresentam desempenho positivo em nenhuma das três áreas analisadas.
Por Rodrigo Duarte
Os estudantes brasileiros não estão conseguindo um bom desempenho nos sistemas que avaliam a qualidade da educação brasileira. Além das médias preocupantes das notas do ENEM no ano passado, um novo resultado acabou preocupando os dirigentes brasileiros. Desta vez, o resultado negativo veio com o PISA, sigla e inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.
A pesquisa analisou o desempenho dos estudantes de 15 anos de idade, sendo realizado em basicamente 70 países e economias. O resultado apresentado mostra que os conhecimentos adquiridos pelos estudantes ao longo dos anos de ensino fundamental estão precários. A análise que foi feita indica que, de acordo com os padrões adotados pelo PISA, que os alunos brasileiros não teriam condições de “exercer plenamente a sua cidadania”.
Uma área acaba se tornando mais preocupantes do que os outros, que são as ciências. A média de pontuação adquirida pelos estudantes brasileiros ficou em 401 pontos, ficando apenas a frente de dos seguintes países: República Dominicana, Argélia, Kosovo, República da Macedônia, Tunísia, Líbano e Peru.
Outro dado que acaba chamando a atenção nos resultados obtidos pelo PISA está diretamente relacionado com os níveis de conhecimento. O sistema de avaliação do PISA estipula uma escala com sete níveis para classificar o saber dos alunos. No mais alto, com nota acima de 708 pontos, os alunos são capazes de “recorrer a uma série de ideias e conceitos interligados da física, das ciências da vida, da Terra e do espaço, bem como usar conhecimentos de conteúdo, procedimentais e epistemológicos para formular hipóteses”.
Mas apenas 0,02% dos brasileiros conseguiram alcançar este nível dentro da área de ciências. A média geral de todos os países nesta área ficou em 1,06%. A grande maioria dos alunos ficaram no nível 2 de aprendizado. Outro dado preocupante é o fato que o desempenho ruim foi identificado tanto nas escolas públicas quanto também nas escolas particulares.