Bolsas para Prouni 2017/2 já podem ser consultadas
Ao todo serão oferecidas mais de 22 mil vagas para bolsas de estudo a mais do que a edição ode maio do ano passado. As inscrições devem começar a partir do dia 6 de junho.
Por Rodrigo Duarte
O MEC divulgou na última segunda feira 5/05 a consulta de bolsas da segunda edição do 2º semestre de 2017 do ProUni, as pesquisas para o processo poderão ser realizadas através do portal do programa.
Com relação as inscrições para o ProUni 2017/2 estas serão abertas amanhã, 06/05 e se encerrarão na próxima sexta feira dia 09/05. O cadastramento no programa deverá ser realizado utilizando o número de inscrição do Enem 2016.
Para esta edição do Enem, deverão ser oferecidas mais de 147 mil bolsas de estudos sendo que 67 mil delas serão integrais e 79 mil serão parciais, em 27 mil cursos e mais de 1 mil instituições. Junto do ProUni 2016/2 a oferta concedida é de mais de 125 mil bolsas, onde temos 57 mil bolsas integrais e 68 mil bolsas parciais.
O estado de São Paulo, é o estado que possui o maior número de bolsas do ProUni oferecidas com mais de 35 mil para preenchimento. Em seguida podemos citar Minas Gerais com mais de 16 mil vagas, e o Paraná com mais de 11 mil vagas. Dentre os cursos que possuem a maior quantidade de bolsas podemos citar administração, pedagogia, direito, onde respectivamente temos 14, 10 e 8 mil vagas para preenchimento. Todas as engenharias juntas acabam somando mais de 16 mil bolsas, enquanto que a área de medicina conta com mais de 658 bolsas.
Resumo:
Quem pode participar do processo?
Saiba que além de ter participado do Enem 2016, os estudantes precisam comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para bolsas integrais, ou mesmo três salários mínimos para bolsas parciais.
Os estudantes não podem ter curso superior e precisam atender alguns requisitos, entre eles podemos citar:
- Ter cursado ensino médio em escola pública ou como bolsista.
- Ser portador de necessidade especial.
- Ser professor de ensino básico de rede pública comprovando magistério.