A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta semana que foi aprovada a abertura de um novo curso de Medicina na instituição. De acordo com o comunicado, o curso será ministrado no campus Curitibanos e, para a primeira turma, deve ter 30 vagas. A autorização foi concedida pelo Ministério da Educação (MEC).
O diretor do Campus de Curitibanos, Juliano Gil Nunes Wendt, disse que é uma reivindicação de muitos anos da comunidade e, por isso, é uma conquista e uma realização, não só para o campus e para a UFSC, mas para toda a região.
“Entendemos que, com a criação do curso de Medicina na UFSC Curitibanos, além dos dois já oferecidos, a UFSC demonstra para toda a sociedade o seu comprometimento com a interiorização de um estudo público, gratuito e de qualidade,” afirmou Wendt.
Este não será o primeiro curso de Medicina da UFSC, mas de acordo com as regras do MEC, cada vez que uma mesma instituição oferece um curso em um campus diferente, ele precisa de autorização.
Atualmente, a UFSC oferece o curso de Medicina nos campi de Florianópolis e Araranguá. No primeiro campi, há 72 vagas e, no segundo, 40. Do total de oportunidades, há chances reservas para cotistas.
O último processo seletivo vestibular desta instituição aconteceu em dezembro do ano passado, com o resultado sendo divulgado no último dia 11 de janeiro.