Alunos de Fortaleza representam 36% dos aprovados no ITA
Estado do Ceará conta com altos níveis de aprovação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
Por Rodrigo Duarte
Os estudantes do estado do Ceará continuam fazendo bonito em algumas das principais seleções que acontecem no Brasil inteiro. Os estudantes de Fortaleza representam 36,7% de todos os aprovados para as vagas que foram abertas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A seleção é considerada como uma das mais difíceis do país.
De acordo com o levantamento que foi divulgado pelo ITA, das 1.478 vagas disponibilizadas no vestibular entre 2012 e 2022, 543 foram de estudantes que se matricularam na capital cearense.
Além do vestibular promovido pelo ITA, a seleção promovida pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) também identifica altos índices de aprovação no estado. De acordo com dados do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) apontou que o Ceará tinha média de aprovação de 30% a cada concurso da instituição realizado até 2017.
A cidade de Fortaleza é que mais conseguiu aprovar alunos do país em oito dos últimos anos quando levadas em consideração apenas as seleções feitas pelo ITA. Em 2017, 2019 e 2020, a capital cearense ficou atrás apenas de São José dos Campos, em São Paulo, sede do Instituto.
Para se ter uma ideia do impacto e dos altos níveis de eficiência dos alunos de Fortaleza, no curso mais concorrido para candidatos da Ativa e da Reserva, o de Engenharia Aerospacial, teve 61 alunos da cidade conseguindo uma das 150 vagas que foram disponibilizadas.
De acordo com entrevista concedida por Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE, ao portal G1, o sucesso do estado nos números de aprovações no ITA e no IME é resultado de uma “vocação do Ceará” para educação.
“Os gestores cearenses têm sangue no olho”, afirmou. Para ela, a relação do estado com o ITA vem de berço — a instituição foi fundada pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho, natural de Fortaleza — e se mantém com o tempo. “Se quiser encontrar o cearense, é só buscar no ITA que encontra”, completou.