O Comitê Gestor da Internet no Brasil divulgou recentemente os dados de um relatório que mostra que os estudantes da rede pública de educação no Brasil que possuem acesso aos computadores com internet ainda enfrentam o problema da lentidão nas suas conexões. Os estudantes das escolas particulares acabam levando uma grande vantagem na hora de ser integrado ao universo digital através das escolas.
De acordo com as informações que constam no levantamento, 43% das escolas particulares dispõem de internet com velocidade entre 5 e 10 mega. Por outro lado, entre as instituições públicas, 52% contam com conexão à internet de até 2 mega.
Resumo:
Professores conectados
Mas o levantamento também apresenta alguns dados que revelam o empenho em determinadas regiões do governo para que os alunos e os professores consigam utilizar melhor as ferramentas digitais disponibilizadas. No ano de 2013 o número percentual de professores que passaram a utilizar a internet nas suas aulas foi de 46%, o que significa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
O estudo também apontou alguns outros recursos que estão sendo utilizados pelos professores dentro das salas de aula para tornar o conhecimento mais facilmente entendido pelos estudantes: imagens, figuras, ilustrações ou fotos (84%), textos (83%), questões de prova (73%), vídeos (74%), jogos (42%), apresentações prontas (41%), e programas e softwares educacionais (39%).