O estudante Renato Braga, de 17 anos de idade, acabou alcançando um grande feito para o seu currículo. Ele foi o grande vencedor da Olímpiada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O tema vencedor acabou sendo intervenções na Praça Portugal, em Fortaleza, com redações que criticavam o chamado “atropelo da memória cidade”.
A redação do cearense concorreu com trabalhos de outros 3 milhões de estudantes participantes da última edição. De acordo com Renato, a paixão pela literatura e pela escrita acompanha o jovem desde muito cedo na sua vida. Quando era criança ele, junto com alguns primos, escrevia alguns livros e até mesmo jornais escolares.
Um dos primeiros equipamentos utilizados pelo aluno para começar a escrever teria sido uma velha máquina manual. Na frente deste equipamento ele passava horas e horas escrevendo uma grande variedade de histórias.
Resumo:
Vencedor na categoria opinião
A redação de Renato Braga acabou vencendo na categoria Opinião. Nos escritos o aluno se mostrava contra uma série de intervenções que a prefeitura da cidade de Fortaleza está propondo para o local, que fica no bairro Aldeota.
Renato justificou a escolha do tema afirmando que a escolha da Praça foi justamente por ela ter feito parte da sua infância durante muitos anos. Não sou contra apenas a intervenção da praça. Sou contra qualquer tipo de intervenção que atropele a memória de uma cidade em nome do moderno, do novo. É o que digo no meu texto”, acrescenta.
Infelizmente parece que nem a redação vencedora da Olímpiada de Língua Portuguesa fará com que a Prefeitura volte nos seus planos de alterar a praça, uma vez que as obras estão marcadas para começarem no dia 15 de janeiro.