Abertas inscrições para o Vestibular 2025 da UFRGS

Estão abertas as inscrições para os estudantes do sul do Brasil interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com o cronograma oficial para essas provas, o prazo máximo de inscrição é dia 24 de setembro. A taxa de inscrição cobrada dos que não conseguiram isenção é de R$ 180.

As inscrições devem ser feitas através do site oficial do Vestibular da UFRGS.

As provas seguem o mesmo modelo adotado pela UFRGS nos últimos anos, acontecendo em dois dias. Essa edição está agendada para 30 de novembro e 1º de dezembro. Ambos os dias os candidatos responderão questões objetivas baseadas nas disciplinas do Ensino Médio.

Nos dois dias o horário de aplicação das provas será o mesmo, com o fechamento dos portões dos locais de aplicação do exame marcado para às 14 horas. Os candidatos terão 5h30min como tempo máximo para terminar o exame. O edital recomenda que os candidatos cheguem com, pelo menos, meia hora de antecedência. Será preciso levar documento de identificação e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Serão 15 questões de cada uma das seguintes disciplinas:

Além disso, os candidatos também terão que fazer uma redação.

Estão sendo oferecidas mais de 4 mil vagas nos mais variados cursos de nível superior oferecidos pela UFRGS. Cada um dos cursos conta com um conjunto de vagas, e pelo menos 50% é reservada para as políticas afirmativas, começando pelos estudantes egressos das escolas públicas e com categorias específicas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e alunos quilombolas.

Pela Web