Estão abertas as inscrições para os estudantes do sul do Brasil interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com o cronograma oficial para essas provas, o prazo máximo de inscrição é dia 24 de setembro. A taxa de inscrição cobrada dos que não conseguiram isenção é de R$ 180.

Abertas inscrições para o Vestibular 2025 da UFRGS

As inscrições devem ser feitas através do site oficial do Vestibular da UFRGS.

As provas seguem o mesmo modelo adotado pela UFRGS nos últimos anos, acontecendo em dois dias. Essa edição está agendada para 30 de novembro e 1º de dezembro. Ambos os dias os candidatos responderão questões objetivas baseadas nas disciplinas do Ensino Médio.

Nos dois dias o horário de aplicação das provas será o mesmo, com o fechamento dos portões dos locais de aplicação do exame marcado para às 14 horas. Os candidatos terão 5h30min como tempo máximo para terminar o exame. O edital recomenda que os candidatos cheguem com, pelo menos, meia hora de antecedência. Será preciso levar documento de identificação e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Abertas inscrições para o Vestibular 2025 da UFRGS

Serão 15 questões de cada uma das seguintes disciplinas:

• Língua Portuguesa,
  • Literatura,
  • Matemática,
  • Língua Estrangeira Moderna,
  • História,
  • Geografia,
  • Química,
  • Física e
  • Biologia

Além disso, os candidatos também terão que fazer uma redação.

Estão sendo oferecidas mais de 4 mil vagas nos mais variados cursos de nível superior oferecidos pela UFRGS. Cada um dos cursos conta com um conjunto de vagas, e pelo menos 50% é reservada para as políticas afirmativas, começando pelos estudantes egressos das escolas públicas e com categorias específicas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e alunos quilombolas.