Abertas inscrições para o Vestibular 2024 do Instituto Militar de Engenharia (IME)
Candidatos poderão concorrer a 75 vagas.
Por Rodrigo Duarte
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME) para as vagas que serão abertas ao longo do ano de 2024. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, as inscrições seguem abertas até o próximo dia 10 de julho, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 140.
As inscrições devem ser feitas através deste site.
Resumo:
Isenção
Entre os dias 5 e 9 de junho os interessados poderão solicitar isenção no pagamento da taxa de inscrição para este processo seletivo. De acordo com as regras publicadas no edital, podem solicitar o benefício ex-combatentes das Forças Armadas, doadores de medula óssea e inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) membros de família de baixa renda.
Os documentos que precisam ser encaminhados em cada uma das situações podem ser encontrados no site da instituição de ensino. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 23 de junho.
Modalidades
No momento da inscrição, os candidatos poderão escolher entre duas modalidades: CFG/Ativa, que visa a carreira militar, e CFG/Reserva, que consiste apenas nos estudos de Engenharia. Para Ativa, os candidatos devem ter entre 16 e 22 anos de idade, completados até o ano de matrícula do CFG do IME. Já para reserva, os candidatos devem ter entre 16 e 21 anos de idade, completados no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro, completados no ano do curso.
Provas
As provas, chamadas de Exame Intelectual e consideradas como a primeira etapa do processo seletivo, estão previstas para acontecer em duas fases. A 1ª será aplicada no dia 24/09 e será composta por questões objetivas de Matemática, Física e Química.
Já a 2ª fase está prevista para acontecer entre os dias 23/10 e 26/10, sendo composta por questões de discursivas de Matemática, Física, Química; prova com questões objetivas de Português e redação; prova objetiva de Inglês.
Estas provas serão aplicadas nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Brasília (DF), Goiânia (GO) e Manaus (AM).
Demais etapas
A seleção será composta ainda pelas seguintes etapas:
Inspeção de Saúde (IS)
Apresentação de laudos de exames e cardeneta de vacinação pelos participantes do processo seletivo.
Exame de Aptidão Física (EAF)
Aplicação de testes de aptidão e condicionamento físico.
Avaliação Psicológica (Avl Psc)
Realização de avaliações psicológicas.
Procedimento de Heteroidentificação
Aplicado a candidatos que se autodeclararam negros e que concorrem às vagas reservadas. Comissão irá avaliar condição declarada por meio de critérios fenotípicos.