Abertas inscrições para o Vestibular 2023 da UFPA

Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) referente as vagas que serão abertas para o ano de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, as inscrições serão feitas mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 100, com prazo final no dia 18 de novembro.

A UFPA terá 7.380 vagas para este processo seletivo. Do total de oportunidades, 192 são reservadas a pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos poderão escolher entre 192 opções de cursos de graduação. Para a carreira de Medicina, ministrada em Altamira, a oferta é de 30 vagas.

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Isenção

O processo de isenção do pagamento da taxa de inscrição é feito de uma forma muito mais simples, sem que a Universidade se prenda a um processo seletivo separado. Todos os alunos que estudaram na rede pública de ensino ganham automaticamente a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Além disso, os alunos que estudaram como bolsista integral na rede privada de ensino também podem ganhar a isenção, bastando somente anexar um documento comprobatório para receber a gratuidade.

A lista completa dos beneficiados com a isenção do pagamento deve ser liberada no dia 29 de novembro.

Processo seletivo

Poderão participar somente os candidatos que estejam devidamente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano de 2022, uma vez que a seleção vai levar em consideração somente a nota obtida pelo candidato nas provas que estão sendo aplicadas ao longo do mês de novembro.

Os estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins vai ganhar bônus de 10% em cima da nota do Enem. Os interessados devem solicitar o bônus no momento da inscrição.

O resultado final deve ser liberado somente depois que as notas oficiais do ENEM forem liberadas, o que está previsto para acontecer a partir da segunda quinzena de janeiro.

Pela Web