Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. De acordo com o cronograma oficial das provas marcadas para este ano, os interessados em participar deverão se inscrever até o próximo dia 16 de junho. Aqueles estudantes que não conseguiram ou não solicitaram a isenção do pagamento da taxa deverão pagar o valor de R$ 85 para se inscrever.
As inscrições deverão ser feitas pela Página do Participante do Enem.
Resumo:
Como fazer a inscrição
Antes de mais nada, os candidatos terão que ter uma conta no portal gov.br válida para se inscrever. Caso ele ainda não tenha criado uma conta, ele poderá ser direcionado para a criação a mesma. Na página do portal os candidatos também poderão recuperar a senha, caso a pessoa não lembre.
Depois de entrar com as credenciais do portal gov.br os candidatos terão que preencher os seguintes dados solicitados no formulário do Enem:
- Nome completo;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Dados pessoais (sexo, raça, estado civil e nacionalidade);
- Endereço e contato;
- Atendimento especializado e uso do nome social;
- Opção de Língua Estrangeira;
- Escolaridade;
- Cidade de realização da prova.
Além disso, os candidatos também terão que responder o questionário socioeconômico, com uma série de perguntas sobre as condições do estudante e também da família de uma forma geral.
No momento do cadastro, os candidatos também terão que preencher os dados caso o estudante necessidade de algum atendimento especializado para fazer a prova. Dentre as categorias de pessoas que podem solicitar o atendimento estão:
- Gestantes e lactantes;
- Idosos;
- Pessoas em classe hospitalar;
- Pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras.
Os candidatos interessados também podem solicitar o uso do nome social no Enem 2023, sendo que o procedimento poderá ser feito durante o mesmo período de inscrições.
As provas estão marcadas para acontecer em dois domingos consecutivos do mês de novembro, nos dias 5 e 12. O cartão de confirmação da inscrição com os locais de provas devem ser liberadas no mês de outubro, mas ainda sem data confirmada.