Os candidatos que se inscreveram no Programa Universidade para Todos (ProUni) para as vagas do 2º semestre de 2022 durante o período regular e que não foi contemplado em nenhuma oportunidade podem agora se inscrever na lista de espera. De acordo com as informações que foram divulgadas, as inscrições nesta lista podem ser feitas até amanhã, dia 28 de setembro.
As inscrições devem ser feitas através do site do ProUni.
Ainda seguindo o cronograma completo deste processo seletivo, o resultado da lista de espera está previsto para ser publicado no dia 3 de outubro. Todos os estudantes que encontrarem os seus nomes nesta lista deverão entregar todos os documentos solicitados para confirmar as informações prestadas até o dia 7 de outubro.
Nesta edição do ProUni, o Ministério da Educação informou que foram liberadas 190 mil bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino privadas do todo o Brasil. Somente puderam candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma vez que eles foram avaliados pelas notas do exame educacional.
Para essa edição foi feita uma mudança, sendo aceitas as notas obtidas nas últimas duas edições do exame, o Enem 2020 ou 2021. Geralmente são aceitas somente as notas da edição do Enem mais recente, mas essa foi uma mudança feita especialmente diante do cenário da pandemia de Covid-19.
Puderam participar do ProUni 2022/2 estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo (novidade) e estudantes com deficiência.
Também puderam se inscrever professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não foi necessário comprovar renda. Estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede privada de ensino sem condição de bolsista também teve a chance de inscrever, desde que cumpra os requisitos atuais de renda.