4 dicas para conseguir continuar estudando nas férias
Saiba como não se desviar da rotina mesmo em um período de descanso.
Por Rodrigo Duarte
Com as férias escolares se aproximando e muitos processos seletivos importantes chegando ou que já passaram, como o ENEM, muitos alunos já estão pensando nos preparativos para o próximo ano, seja para as provas que vão acontecer durante o verão ou mesmo para aqueles que querem chegar mais preparados no final de 2023.
Mas manter uma rotina de estudos nas férias pode acabar se tornando um desafio e tanto. Afinal de contas, é um período de mudanças de rotinas para muitas pessoas, já que adultos também tentam tirar férias neste período.
Muitos especialistas afirmam que a rotina dos estudos deve ser mantida inclusive na época das férias. Afinal de contas, o sucesso do preparo estando muito relacionado a capacidade que as pessoas acabam tendo de conseguir manter uma rotina constante, sem grandes quebras.
Confira algumas dicas que podem ajudar a manter uma rotina de estudos também no período de férias.
Resumo:
Estabeleça um cronograma realista
De nada adianta fazer um cronograma de estudos que acabe prevendo que a pessoa vai estudar tanto ou mais durante este período de férias escolares. A ideia é realmente fazer um cronograma que leve em consideração o fato da pessoa realmente descansar ou faça qualquer outro tipo de atividade de lazer e coloque isso no cronograma, marcando alguns horários na semana para os estudos.
Separe um local tranquilo para os estudos
Em tempos de férias, nos quais as casas costumam ficar mais cheias, uma vez que muitas crianças, adolescentes e adultos também descansam dos seus compromissos, acaba sendo ainda mais importante separar um local calmo para que os estudos sejam mantidos com o mínimo de distração possível.
Foque nos métodos de acordo com o tempo de preparo
Caso os estudantes estejam se preparando para as provas que vão acontecer nas próximas semanas, o foco deve ser sempre nas revisões dos conteúdos que foram aprendidos ao longo dos meses. Caso a preparação esteja focando lá na frente, o foco deve ser em um cronograma que leve em consideração essa maratona.
Não comece um curso
Diversas pesquisas indicam que as pessoas que começam cursos preparatórios durante o período de férias acabam tendo mais chances de não seguirem adiante, já que este é um tempo que costuma ser muito diferente da rotina do ano como um todo.