4 curiosidades sobre o Taj Mahal
Saiba mais sobre essa maravilha do mundo.
Por Rodrigo Duarte
O Taj Mahal se tornou uma das grandes obras arquitetônicas da humanidade e também se consolidou como um dos grandes cartões-postais da Índia. Na verdade, este grande palácio é um mausoléu que foi construído originalmente para abrigar o corpo da rainha Arjumand Bano Begum, também conhecida como Mumtaz Mahal.
A rainha foi uma das esposas do rei Shah Jahan, descendente de uma linhagem que dominou a Índia durante um grande período da história, entre os anos de 1526 e 1858. A esposa em questão acabou morrendo ao dar à luz ao seu décimo quarto filho.
A partir dessa tragédia, o rei comandou a construção deste grande complexo de 17 mil quilômetros quadrados à beira do rio Yamuna, no norte indiano. A obra demorou 22 anos para ser concluída, resultado do trabalho de mais de 20 mil homens e mil elefantes, que eram os animais utilizados para carregar o mármore utilizado na obra.
Confira algumas outras curiosidades sobre o Taj Mahal:
Resumo:
Torres para fora
O complexo todo conta com quatro torres, sendo cada uma com 41 metros de altura, que acabam cercando o mausoléu e que também são utilizadas todos os dias para as chamadas à oração. Mas essas torres foram construídas com uma leve inclinação para fora, dessa forma, caso exista uma queda, as torres vão cair para fora, e não por cima da construção.
Caligrafia que se “movimenta”
As paredes do mausoléu contam com caligrafia de trechos do Alcorão, além de outros elementos geométricos e abstratos. Estes textos foram escritos de forma a ficarem maiores e mais espaçados na medida em que ficam mas altos, mantendo assim a capacidade de leitura.
Luz direcionada
Um dos principais espaços do mausoléu é a sala principal do edifício, que abriga um memorial em homenagem ao imperador e sua mulher. Neste espaço, a luz do sol entra e atravessa as paredes, que são feitas de mármore branco perfurado. Essa luz do sol simboliza a presença de Alá.
Tumbas simples
Diferentemente de outras culturas, a tradição islâmica evita que túmulos fiquem cheios de adereços. Os corpos do casal que estão ali enterrados ficam em uma câmara simples, no piso inferior do mausoléu.