3 universidades da América Latina aparecem entre as melhores do mundo
Lista é elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS).
Por Rodrigo Duarte
Foi divulgada recentemente a lista mais recente com aquelas que são consideradas como as melhores universidades do mundo, elaborada pela empresa de análise Quacquarelli Symonds (QS). Entre as que ficaram nas 100 primeiras colocações, 3 são da América Latina, com uma representante brasileira.
Este acabou se tornando o ranking de maior prestígio dentro daqueles que medem a qualidade das universidades espalhadas pelo mundo. O principal fator que ele leva em consideração é a reputação acadêmica, mas inclui também outras métricas como o número de docentes por aluno.
De acordo com as informações divulgadas pelos organizadores da lista, são mais de 17 milhões de artigos acadêmicos analisados. Os responsáveis pelas escolhas ainda ouviram as opiniões de mais de 240 mil professores e especialistas.
A instituição de ensino superior que aparece na primeira colocação é o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA, o MIT), seguido pela Universidade de Cambridge e pela Universidade de Oxford, ambas no Reino Unido.
Confira as 3 universidades da América Latina que aparecem na lista:
Resumo:
Universidade de São Paulo (USP)
A instituição também aparece como a melhor universidade do Brasil em diversas listas especializadas no segmento. Neste ranking, ela aparece no 85º lugar. A universidade vem subindo posições na lista nos últimos anos, passando do 121º lugar em 2022 para o 85º este ano. A USP conta com uma grande rede internacional de pesquisas, o que ajuda a manter ela em evidência.
Universidade Nacional Autônoma do México
A instituição mexicana aparece na 93ª posição neste ranking, e também está conseguindo subir nas posições quando comparado com as listas publicadas nos anos anteriores. Ela possui mais de um século de existência, fundada no ano de 191,e atualmente conta com cerca de 160 mil alunos.
Universidade de Buenos Aires
Já a instituição da capital da Argentina aparece no 95º lugar neste ranking. Mas, diferentemente das outras, a UBA está caindo, já que na lista do ano passado aparecia na 67ª posição. Ela é uma das universidades mais clássicas do continente, tenso sido fundada no ano de 1821 e já tendo formado cinco ganhadores do prêmio Nobel.