A ficção mundial de 1945 a 1960
Depois da guerra, a ficção em relação à poesia foi priorizada, pelo fato do gênero narrativo ser o mais apropriado para a expansão da necessidade de comunicação direta e o maior lugar para a apresentação do homem em todas as partes.
A influência da ideologia comunista faz uma literatura participante crescer, que mostra a realidade social, degradada em suas estruturas mais importantes, pois essas estruturas não são capazes de agir nos valores que esta sociedade prega, ou seja, liberdade, amor, justiça e etc.
Algumas perspectivas que foram abertas pelo romance neo-realismo italiano e pelo neonaturalista, seguem sempre dando mais importância à realidade social do que a realidade individual.
O romance que se fundou no experimentalismo nos anos 50, rompeu com a tradição do gênero, reaparecendo assim no nouveau roman francês, indo assim à fundo nas inovações que foram trazidas pelos escritores James Joyce e Virgínia Woolf.
No geral, a ficção mundial de 45 a 60, apresentou-se da seguinte forma:
• Romance da condição humana: de cunho realista ou de inquietação espiritual;
• Ficção e História: romances que focalizam o homem situado no mundo social;
• Ficção neonaturalista: de caráter ousado, denuncia os desajustes de uma juventude que recusa a sociedade repressiva, constituindo um tipo de literatura às vezes cínica ou satírica;
• A ficção experimentalista: volta-se para uma sondagem da própria linguagem e das estruturas ficcionais.