1. Receita para o texto dissertativo
Como começar?
Primeiramente é preciso ter conhecimento sobre o tema, e em seguida é preciso transformar tal conhecimento numa pergunta, na qual a sua resposta dará origem às idéias. Faça uma reflexão sobre o assunto. Elabore um rascunho, planejando o conteúdo e organizando as idéias.
Como discutir?
Escolha os seus argumentos, seja ele para concordar, contestar ou fazer oposições, e exponha exemplos, juízos, conceitos, raciocínios a fim de fundamentar a sua discussão.
Como argumentar?
Cada parágrafo argumentativo deve expor adequadamente uma idéia-central, através dos exemplos, juízos, evidências, relações de causa e conseqüência.
Como concluir?
Para a conclusão, siga de forma coerente com a discussão: elabore uma síntese do conteúdo discutido, retome o posicionamento da tese ou atribuir uma perspectiva ou solução para o problema.
Para se fazer uma boa dissertação é muito importante:
– Ler o tema com muita atenção, para entender o que se é pedido;
– Ter conhecimento do tema que irá desenvolver;
– Fazer um rascunho antes de começar a escrever o texto original;
– Evitar expressões como: “na minha opinião”, “eu penso que”, “eu acho que”, e procurar escrever o texto sempre em 3º pessoa do singular ou do plural.
– Manter o máximo de clareza no que está escrevendo;
– Todo texto dissertativo deve apresentar: parágrafo introdutório (tese), desenvolvimento (exposição/argumentação) e conclusão.
– Evitar construir frases embromatórias. Certifique-se de que todas as palavras que constituem a frase são fundamentais.
– Evitar o uso de palavras abreviadas, do etc., da palavra “coisa”, e de gírias.