Utilize a matemática para calcular quando ficará milionário!
Por Victor Palandi
O sonho de todo mundo é ser rico. As crianças sempre pensam nisso, pois, então, poderiam ter todas as balas mais caras e com a maior variedade; videogames de todos os tipos e jogos todos os dias; bonecos mais avançados e divertidos; e assim vai.
À medida que elas vão crescendo e se tornando adolescentes, os pais e amigos começam a dizer que ficar rico é muito difícil. Tem que ter nascido em berço de ouro, e que ela deve forcar-se em estudar, trabalhar e ter uma boa aposentadoria.
A verdade é que ser milionário é extremamente possível e palpável. Nós não diremos nenhum segredo especial para que você fique rico; apenas mostraremos que com contas simples você pode projetar todo o seu futuro e caminhar a partir de hoje em caminho da riqueza.
Resumo:
3 dicas utilizando a matemática para ficar milionário
A matemática pode ter os seus momentos difíceis, mas ela tem o lado bom de ser exata. Seguindo o plano exatamente como planejou, acontecerá exatamente como previsto. 1 + 1 sempre será 2.
Então, se você fizer um plano de economias a partir de hoje, em 3 décadas você pode ficar milionário sem nenhum tipo de esforço incomum ou sorte, apenas fazendo mais escolhas certas do que erradas.
Você pode começar a pesquisar desde hoje sobre o mercado de ações, tesouro direto e diversos outros investimentos, além de ficar antenado nos noticiários, como anda a economia e muito mais!
1# – Economize uma parte de tudo que ganhar
As crianças não costumam ter salários, mas, sim, mesadas, dinheiro para lanche e presentes ocasionalmente. Tudo que for financeiro deve começar desde já a ser controlado. Não gaste todo o dinheiro que você ganhar! Acumule uma parte dele e faça esforços para estar sempre guardando mais e mais.
Quando você começar a ganhar mais dinheiro, seja por trabalhar como trainee ou com o pai, mantenha-se firme ao objetivo de guardar bastante, o máximo que puder. Em longo prazo, você verá que valeu a pena!
Uma boa porcentagem é no mínimo 60% de tudo o que ganhar, já que você não tem nenhum gasto importante dentro de casa. Depois, pode cair até 30%, quando tiver mais coisas importantes para pagar.
2# – Diversifique os investimentos
Nunca fique preso em apenas um tipo de investimento, pois este pode dar uma rentabilidade mais baixa ou pode ter riscos altos, então, é sempre bom ter um pouco em cada, assim, você estará protegendo o seu patrimônio.
Para adolescentes, o mais comum é a poupança, que paga 70% da SELIC, o juros básico do Brasil. No entanto, há diversas maneiras de investir que podem dar certo, por exemplo, comprando bala e vendendo na escola!
O maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett, emprestava caça níquel para bares em troca de dinheiro, isso com 11 anos de idade! Espelhe-se nele.
3# – Compre sempre o mais barato
Por fim, uma boa dica de investimento é comprar o mais barato que você puder. Se o que você quer está 2 reais, mas encontra por R$1,80, então vá no mais barato. Pode parecer pouco, mas a economia foi de 10%!
Para entender melhor a relação do desconto com porcentagem, leia este artigo.