A matemática está presente em uma centena de situações da nossa vida. Em alguns casos nós sequer entendemos o quanto ela é importante para nós. Um certo conteúdo, por exemplo, pode explicar uma série de fatores do nosso dia-a-dia. A matemática aplicada realmente está muito presente no seu cotidiano!
O emprego da matemática facilita a nossa vida em inúmeras situações. Ao acordar, já utilizamos a matemática em nosso cálculo do despertador “teimoso”. Quando vamos dormir, sabemos o número mínimo de horas que são necessárias para mantermos bem o nosso dia. Em todas essas situações estamos realizando cálculos matemáticos.
Resumo:
Avanços tecnológicos e o uso da matemática
Muito se fala em biologia, avanços da engenharia e da informática. Porém, os mais diversos avanços tecnológicos são impactados e desenvolvidos, num primeiro momento, pelos conhecimentos da matemática. Desde um simples invento até uma sofisticada tecnologia, lá está a matemática para auxiliar no avanço da ciência.
O número do seu sapato
Como a matemática sempre faz uso de fórmula, vejamos na prática:
S: corresponde ao número do sapato.
p: corresponde ao comprimento dos pés em centímetros.
Dessa forma, se os seus pés medirem 20 centímetros, o número do seu calçado será X. E por aí, segue-se toda uma numeração padrão em cada país.
Um pouco de História
Tudo começou na Inglaterra, em 1688, quando foi publicado um manual organizado pelos sapateiros ingleses. Eles queriam utilizar um sistema de um quarto de polegada (0,635 cm) como padrão para definir o número dos calçados.
Depois de um século de uso, eles preferiram reduzir para um terço de polegada (0,846 cm), que equivale a um grão de cevada. Alguns estudiosos explicam que essa medida do grão de cevada já havia sido utilizada pelo rei Eduardo I, no século 14, quando ele quis um padrão para a numeração dos calçados.
Essa medida padrão foi transformada em unidade métrica chamada de ponto. Na Revolução Industrial, passou a fazer parte do sistema de numeração para fábricas de calçados organizados em 1800.
De lá pra cá, algumas variações e adaptações específicas para cada país também foram organizadas. O que é comum aos calçados de todas as nações? O uso da matemática!
E aí, que tal fazer um teste nos calçados de toda a sua família? Mãos à obra!