Formas Geométricas no dia a dia e na arte
Você já parou e observou que tudo que encontramos e observamos possui uma forma e ocupa um espaço? Entenda as Formas Geométricas e veja na Arte!
Por Victor Palandi
É na infância que aprendemos a reconhecer as formas. É uma fase de descobertas e de novas propostas. A criança observa tudo ao seu redor e aprende se divertindo e participando ativamente a cada nova brincadeira.
Você já parou e observou que tudo que encontramos e observamos possui uma forma e ocupa um espaço? Assim como os brinquedos, as flores, as frutas, os móveis, os utensílios domésticos, o material escolar, todos são elementos que ocupam lugar no espaço e que possuem formas geométricas!
Vamos observar alguns objetos que fazem parte do nosso dia-a-dia e lembram sólidos geométricos. A esfera, o cubo, o cone, o cilindro e a pirâmide são alguns dos sólidos geométricos. Alguns brinquedos como a bola lembra a forma de uma esfera e o dado lembra a forma de um cubo. O lápis que usamos, sem apontar, lembra a forma de um cilindro; o funil e o chapéu de festa de aniversário lembram a forma de um cone.
Resumo:
Arte e as Formas Geométricas
Muitos artistas representam a nossa cidade, as pessoas, os prédios, a iluminação, o transporte, a natureza, e todas as coisas que estão ao nosso redor. Um exemplo é a Tarsila do Amaral. Ela é uma das artistas brasileiras de grande importância para a cultura brasileira, pois suas obras são reconhecidas mundialmente e seu estilo é inconfundível. Ela defendia a ideia de que os artistas precisavam ter seus estilos próprios, mas era muito importante saber novas técnicas, principalmente, as artes europeias. Essa foi à fase do movimento antropofágico.
Ela vivenciou e participou da Semana da Arte Moderna de 1922, juntamente, com vários outros artistas modernistas como Anita Malfatti, Oswaldo de Andrade, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia formaram o grupo dos cinco.
Em suas obras a artista se inspira no cotidiano, nas pessoas, na natureza, nos animais, enfim explorava temas tropicais e bem brasileiros com muita cor e sensibilidade. Suas obras refletem o modernismo.
A artista estudou artes em Paris e desenvolveu a técnica cubista retratando em suas obras as formas geométricas. Conheceu artistas famosos como Pablo Picasso e Fernand Léger.
Em 1924, a desenhista e pintora Tarsila do Amaral retratou em uma de suas pinturas a obra intitulada São Paulo e muitas outras como a Cuca (1924), o Mamoeiro, Paisagem-com-touro, a Gare (1925) entre muitas outras.
Atividades propostas
- Recorte de jornais ou revistas figuras que lembrem esferas, cubos, cones, cilindros e pirâmides. Cole nos espaços correspondentes.
- Faça um desenho de objetos que você conhece que tem formas parecidas com as formas geométricas.
- Montando sólidos geométricos. Para montar os sólidos geométricos você vai precisar de tesoura, cola e papel com as formas tracejadas. Deverá seguir as instruções:
- Recorte as linhas tracejadas ————–
- Dobre as linhas cheias ______________
- Cole formando as formas com a orientação do professor.
- Propor aos alunos a confecção de uma “tela” a partir da visão das obras de Tarsila do Amaral. Faça você sua obra de arte caprichando nas formas e cores. Desenhe uma obra de arte usando as formas geométricas.
- Pintar com cores diferentes cada grupo de figuras e colar na cartolina fazendo um desenho bem bonito.
Vamos lá!Você é o artista!