Confira algumas dicas para gravar fórmulas para provas
Aprenda a decorar para se sair bem nas provas de física e matemática.
Por Rodrigo Duarte
Um dos principais medos dos estudantes no momento em que eles precisam fazer provas e exatas são as fórmulas, que surgem principalmente nas questões de matemática e física. Essas fórmulas, de uma forma geral, acabam tendo que ser decoradas para que as questões possam ser respondidas. E muitos simplesmente esquecem em virtude do nervosismo.
A grande quantidade de conteúdo que costuma ser cobrado em provas como o Enem acaba sendo uma dificuldade para os estudantes, já que existem muitas fórmulas que precisam ser assimiladas e memorizadas. Mas existem algumas dicas interessantes para que as pessoas consigam lidar com as questões apresentadas.
Confira algumas dicas para aprender a memorizar as fórmulas de física e matemática.
Resumo:
Atribua sentido para as fórmulas
Antes de mais nada, é fundamental que os estudantes atribuam sentido para que as fórmulas não sejam apenas um conjunto amontoado de letras, números e símbolos. É importante que os estudantes saibam efetivamente o que é cada variável, o que ajuda a entender e lembrar;
Faça muitos exercícios
Não é à toa que os professores costumem passar listas muito grandes de exercícios paras que os estudantes resolvam. A melhor forma de decorar e aprender as fórmulas realmente é praticar fazendo muitas atividades. Dessa forma o cérebro do estudante vai se condicionando a resolver as questões daquela forma.
Utilize algumas técnicas de memorização
Existem algumas técnicas de memorização que podem ser muito efetivas para aprender este tipo de conteúdo. Um exemplo de técnica para decorar é repetir várias vezes, mentalmente ou oralmente, até que as pessoas consigam fixar. Outra opção interessante é escrever uma fórmula repetidamente. Isso vai estimular vários tipos de memória, como a visual, a cinestésica e, se falar em voz alta, a auditiva.
Ensine para outras pessoas
Uma outra forma muito interessante de aprender é justamente ensinar. Ou seja, ajudar outras pessoas que tenham mais dificuldades, para ensinar conteúdos. Dessa forma, vai ajudar a pessoa a fixar as fórmulas, que vão acabar surgindo naturalmente durante as provas.