9 melhores formas de decorar fórmulas
Por Victor Palandi
Para muitos, matemática não é um assunto dos mais fáceis. Inclusive, ela é, na verdade, um dos mais difíceis, e pode facilitar tanto o aprendizado quanto a conquista daquela nota, ou a aprovação através de decorar as fórmulas necessárias.
Para isso, temos algumas dicas que facilitam esse processo de memorização!
Resumo:
1. Relaxe
A primeira coisa a se fazer quando se quer decorar fórmulas é relaxar. Não adianta tentar decorar se estiver estressado, pois não funcionará. Relaxe sua mente e você ficará mais focado para conseguir realizar essa tarefa.
2. Entenda como a fórmula é estruturada
É importante para o aprendizado, no geral, entender completamente o que está fazendo, e decorar será muito mais fácil se você tiver aprendido realmente qual é o conteúdo, portanto foque em entender como a fórmula é estruturada, o que significa dado valor e qual o sentido dessa conta.
3. Faça mapas mentais
A técnica de mapas mentais é muito utilizada para aprendizados no geral. Ela ajuda bastante o aluno a visualizar o conteúdo por completo, e, dessa forma, também auxilia na compreensão de todo que precisa ser aprendido.
4. Faça um memorial de fórmulas
A partir desse mapa mental, é interessante então fazer um memorial de todas as fórmulas que deseja decorar. Nesse memorial, indique também o que significa cada variável daquela formula. Utilize sempre que estiver estudando esse memorial e quando menos perceber já terá decorado.
5. Flash cards
Uma maneira de fazer esse memorial de fórmulas é através de flash cards, ou seja, cartões pequenos. De um lado, coloque a fórmula, do outro, o que ela significa e onde ela é aplicada. Com isso você se força a estudar seu significado e pode treinar em lugares inusitados (na fila de um banco, na viagem de ônibus, etc.)
6. Crie músicas ou fases engraçadas de matemática
É muito comum memorizarmos tudo aquilo que é divertido muito mais do que aquilo que consideramos chato, portanto uma boa ideia para decorar fórmulas matemáticas é transformando-as em coisas divertidas, como músicas ou frases engraçadas.
7. Grave aulas de matemática e as ouça
Existem pessoas que gravam melhor ouvindo do que lendo e escrevendo. Para essas pessoas, é interessante gravar as aulas, ou mesmo os estudos, você mesmo falando sobre o tema e ouvir repetidamente.
8. Faça exercícios
No final das contas, o melhor jeito de estudar um assunto de matemática é praticando, quando mais se pratica mais se aplica as formulas e melhor entende qual o significado de cada uma delas, e, mesmo se você errar, na hora da correção haverá aprendizado, que facilita o processo de memorização.
9. Dê uma aula sobre o assunto
Dizem que só quem consegue dar aula sobre um assunto que realmente o compreendeu por completo. Por isso, experimente dar uma aula sobre os assuntos que precisa memorizar.
Não precisa ser uma aula de verdade, pode ser para o pet, ou até mesmo para brinquedos. É apenas uma prática. O processo de preparar a aula e então explicar a matéria poderá ajudar imensamente na memorização
10.Crie associações
Ao aprender um novo conceito matemático, procure associa-lo a um conceito que já entende. Isso com certeza vai auxiliar no aprendizado, propiciando uma vantagem para decorar esse assunto novo, pois sempre que pensar nele, vai lembrar do outro que já sabe, e fica difícil esquecer.
11.Aprenda a gostar do assunto
De nada adianta o estudo se houver reclamações e fazer todos esses processos de mau gosto. Quando não queremos fazer algo, e não gostamos do que fazemos, queremos logo esquece-lo. Dessa forma, tente aprender a gostar de realizar esses exercícios e se divertir. Quando menos esperar, terá decorado todas as fórmulas.