A poesia atualmente conta com um espaço especial no calendário brasileiro. A partir disto, no Brasil, dedicamos um dia para a celebração da poesia nacional, até que meados do ano de 2015 a data era devidamente comemorada em 14 de março todos os anos, uma homenagem a um dos maiores poetas, entre eles Antônio Frederico de Castro Alves, entre outros.
Esta celebração não era algo oficial, e então houve uma proposta de lei para que esta comemoração fosse devidamente oficializada em 14 de março, em contrapartida a presidente Dilma estabeleceu a data de 3 de junho de 2015 criando de forma oficial o Dia Nacional da Poesia.
A partir disto houveram algumas mudanças e o Dia Nacional da Poesia é comemorado de forma oficial em 31 de outubro no Brasil. A partir disto a data foi criada em homenagem para o poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores e mais importantes nomes da literatura brasileira.
Esta é uma data que foi estabelecida através de uma lei de número lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.
Esta é uma data que remete ao nascimento de Drummond de Andrade, que foi conhecido como um dos principais nomes da segunda geração do Modernismo Brasileiro. Esta data, além de homenagear poetas em geral, serve exclusivamente para lembrar da riqueza e da importância cultural que a arte acaba representando.
Resumo:
Curiosidades sobre a data
Saiba que o Dia Nacional da Poesia é geralmente celebrado em bibliotecas, bem como nas escolas e vários outros espaços de cultura, em eventos onde a declamação dos poemas é geralmente privilegiados.
Para esta data, nada melhor do que libertar a criatividade e ainda escrever muitas poesias para seus amigos e principalmente para seus familiares. Uma outra sugestão interessante de atividade para o Dia da Poesia é de fazer um sarau com poesias e poemas para seus amigos e familiares. Procure fazer uma festa, reunindo a todos e convidando os mesmos para fazer recitais de suas obras preferidas.
Anterior ao projeto de lei, o Dia Nacional da Poesia era celebrado no dia 14 de março, em um caráter não oficial desde o ano de 1977. Nesta situação o dia 14 de março foi estabelecido como uma homenagem ao escritor Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu nesta data no ano de 1847.