Dia de São José – 19 de março
Data relembra a importância do pai de Jesus na história do cristianismo.
Por Rodrigo Duarte
São José é o esposo da Virgem Maria e pai de Jesus. Seu nome vem do hebraico Yosef, sendo um santo venerado pela Igreja Ortodoxa, Anglicana e Católica, que celebra o Santo como seu padroeiro universal.
Ele em sua memória é considerado como o padroeiro dos trabalhadores, e devido a toda a fidelidade com sua esposa e dedicação paternal para Jesus, é considerado também o padroeiro das Famílias, emprestando a partir disto seu nome em diversas igrejas e lugares no entorno do mundo.
São José contou com um papel mais do que importante, fundamental na formação da personalidade de Jesus como pessoa humana. Jesus é filho de Deus, porém se learmos em conta seu comportamento, no ponto de vista humano, podemos perceber que ele foi um menino e um homem que teve um pai muito presente, piedoso e acima de tudo influente. São José é chamado de justo desde os evangelhos, e por este motivo é um dos maiores santos de todos os tempos.
Resumo:
Curiosidades sobre a data
Existem diversas tradições que são voltadas a devoção de São José, entre elas estão de sortear uma fruta que não pode ser consumida por um ano por quem lhe for devoto, e em troca disto, é concedido um desejo. Existe ainda o saquinho de São José, que é feito de pano, onde antes de sua utilização são colocadas moedas e notas que foram recebidas, para que estas sejam multiplicadas e nunca faltem, dando para ele a função de provedor.
De acordo com o novo testamento da Bíblia, São José foi o esposo de Maria e Pai de Jesus, é considerado o padroeiro dos trabalhadores, dedicado principalmente a sua família. José faleceu quando Jesus começou a sua vida pública aos 30 anos de idade.
Não existem informações que sejam relacionadas a sua morte, mas existem alguns livros que apontam suas últimas horas, nos apócrifos, onde o carpinteiro teria contraído uma doença fatal quando retornou de uma visita ao Templo de Jerusalém.
O Dia de São José é comemorado especificamente todo o dia 19 de março nas religiões cristãs, independente de sua linhagem. Estas comemorações variam bastante, e envolvem todo o caminho de fé e de esperança que ele trilhou junto com seu filho Jesus.