Para você que ama o universo literário e é apaixonado por livros, você não pode perder os principais eventos dessa área no segundo semestre desse ano. Desde a tão esperada Bienal, teremos outros destaques como a comemoração dos 100 anos do Cours de Linguistique Générale de Ferdinand de Saussure.
Resumo:
32º Bienal do Livro
Sob o título de “Incerteza Viva”, o tema da incerteza é acolhido pela arte contemporânea e questões como a ecologia, cosmologia, destruição, aquecimento global, extinção e destruição de recursos e de propriedades foram elencadas como motivadoras do projeto da edição, que terá um total de, aproximadamente, 81 artistas (desses 80% com obras inéditas).
Com curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México) Destaque para Carla Filipe, em parceria com o Instituto de Botânica de São Paulo, desenvolve uma horta com plantas alimentícias, espontâneas e em extinção; Iza Tarasewicz investiga a presença do ritmo musical polonês Mazurka no Brasil; Dalton Paula visitou três cidades envolvidas na economia do tabaco e Pilar Quinteros partiu para a Serra do Roncador, no Mato Grosso, a fim de seguir os rastros de Percy Fawcett (1867-1925), explorador desaparecido nos anos 1920.
Participantes em destaque: Alia Farid, Anawana Haloba, Bárbara Wagner, Bené Fonteles, Carla Filipe, Carolina Caycedo, Cecilia Bengolea, Charlotte Johannesson, Cristiano Lenhardt, Dineo Seshee Bopape, Ebony G. Patterson, entre outros.
Quando: 10 de setembro e 12 de dezembro
Onde: Parque do Ibirapuera – Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Oficinas Literárias no Centro Cultural Banco do Brasil
Toda última segunda-feira de cada mês, o CCBB realiza oficinas que visam trazer novos autores de literatura brasileira para oferecer oficinas e fazer um bate papo com público. Cada encontro um gênero literário: romance, crônica, conto, literatura dramática, poesia e história em quadrinhos.
Quando: Última segunda-feira de cada mês
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
III Jornada de estudos saussurianos
Em comemoração aos 100 anos do Cours de Linguistique Générale, o evento abordará o sistema conceitual saussuriano e os desdobramentos de suas elaborações.
Destaque: Palestra da Professora Daniele Gambarara
(Universitá della Calabria, presidente do Cercle Ferdinand de Saussure)
Quando: 08 e 09 de setembro de 2016
Onde: Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Campinas, Brasil)
XVII Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Quando: 10 a 14/10
Onde: No Instituto de Química em Araraquara.
Comemoração da Semana da Biblioteca.
Quando: 24 a 27/10
Onde: No Instituto de Biociências do Câmpus do Litoral Paulista em São Vicente.
XIV Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Quando: Novembro
Onde: Na UNESP de Itapeva.
A hermenêutica crítica de Paul Ricoeur: diálogos entre teoria literária, filosofia e literatura
A hermenêutica Ricoeuriana pode ser resumida em três etapas:
- Reconhecer a objetivação do sentido em um texto, assim como a autonomização do texto que disto resulta.
- Afirmar que a crítica não se contenta com liberar o sentido, pois também torna possível a passagem do sentido a referência, através da aplicação do mundo do texto ao mundo do leitor.
- A partir desta concepção de leitura, começar a repensar seriamente as condições de possibilidade de certa reintrodução crítica da subjetividade (a imaginação, o testemunho, a memória, a tradução, a crença) na interpretação dos textos de literatura.
Destaque: Conferência de François Dosse (IUFM Créteil/IEP Paris)
Quando: 3 e 4 Dezembro
Onde: UNICAMP, Mini auditório do Centro Cultural do IEL