A poesia é muito mais que um texto, é o brincar com as palavras, é elaborá-las trabalhando e fazendo arte. A arte simboliza toda a cultura e desenvolvimento de um povo de uma nação. A poesia é sentimento, é pura emoção e precisa ser estimulada e cultivada no gosto e hábito das crianças e dos jovens adultos.
A poesia utiliza uma linguagem conotativa, como as várias figuras de linguagem (metáforas, antítese, prosopopeia ou personificação, eufemismo, entre outras). O poeta dispõe de todos esses recursos para dar vida a um ser inanimado, contraste entre palavras opostas.
Ela pode ser usada em diversos meios de expressão de arte. Na música, na literatura, nas artes. Este estilo se preocupa com métrica, a rima, com a sonoridade das palavras, com os versos.
Resumo:
Como a poesia ajuda no desenvolvimento da leitura na criança
A poesia ajuda no desenvolvimento da criança, pois desperta a imaginação, a criatividade e a busca pelo seu eu, pela identidade.
Aproximar a criança para esse mundo tão cheio de fantasias e emoções possibilita o despertar para a expressão corporal, para as habilidades com a musicalidade, além do gosto pela leitura e pelo mundo lúdico.
A interpretação do texto poético requer muita atenção para entender o seu significado, ou seja, o entendimento rebuscado das expressões e o vocabulário muitas vezes complexo. Nesse sentido, a criança melhora o seu aprendizado, aumenta o enriquecimento do vocabulário e a habilidade do uso da língua.
As letras das canções e as poesias podem ser divididas em versos e estrofes. Cada linha é um verso e cada conjunto de versos é uma estrofe. Podem ter rimas e muita harmonia.
Não esquecer na hora de estudar que:
- Verso – é cada linha de um poema.
- Estrofe – é um conjunto de verso.
- Rima – é a semelhança entre os sons no final de duas ou mais palavras.
Exemplo de textos que podem ser trabalhados de maneira simples as noções de rima, estrofe e verso.
Trabalhando a ortografia – ACD da Mônica
Está no quadro, está no queijo,
E no queixo do Quinzinho.
Está no quilo de quiabo
E no meio do Floquinho.
Tem no quarto e na quitanda,
No quimono e no quiosque.
No começo do quintal
E no fim de todo bosque.
Mauricio de Souza e Cristina Porto. ACD da Mônica. São Paulo: FTD.
Sugestões de leitura:
- Diga um verso bem bonito! – Maria José Nobrega e Rosane Pamplona. São Paulo: Moderna.
- Vinte cantos de sereia – Flávia Savary. Belo Horizonte: Dimensão.
- Crianças Lindas – Ruth Rocha – São Paulo: Ática
Atividade Proposta com as crianças
1) Atividade proposta – Vamos brincar de fazer poesia?
2) Atividade proposta – Vamos ilustrar a poesia em forma de história em quadrinhos?
Objetivo: enriquecimento do vocabulário, trabalhar a separação de sílabas, a escrita, a imaginação e a criação de nova história a partir de desenhos.
É muito importante à aproximação da criança com os textos poéticos, seja na escola ou em casa. Ler é um ato de amor e de dedicação!