Literatura em Histórias em Quadrinhos
Por Victor Palandi
Durante a vida, podemos escolher nosso destino, pois temos livre arbítrio para fazermos o que quisermos. No entanto, existem coisas que são irrevogáveis, como é o caso de trabalhar e estudar. Não há vida sem literatura!
Ler é extremamente importante e necessário, pois nos dá o conhecimento para viver melhor, ter domínio sobre o que gostamos e necessitamos, serve também como lazer para todos e por aí vai.
Em contrapartida, para quem não está habituado ou não tem paciência para sentar e passar uma tarde inteira lendo livros, há diversas outras maneiras de, ainda assim, aprender bastante. Se este é o seu caso, e você busca outra saída, continue lendo e você gostará da possibilidade proposta!
Resumo:
3 motivos para ler Histórias em Quadrinhos
Há muitas décadas, surgia no período da Segunda Guerra Mundial as Histórias em Quadrinhos. Na época, a novidade demorou a ser aceita, como foi o caso do Stan Lee, que foi desacreditado por diversas vezes. Hoje, sabemos do sucesso destes tipos de histórias para o lazer de crianças, adolescentes e adultos.
Vendo a aceitação do público, editoras passaram a trabalhar na conversão de histórias em livros para os quadrinhos. Ou seja, empresas pegaram histórias já consagradas e levaram para os padrões das HQ. Confira abaixo 3 razões para você apostar neles!
1# – Mais rápidos de serem lidos
Os livros mais grossos e com a utilização de português arcaico tornam a leitura mais dificultada e lenta. Assim, todos demoram mais tempo para terminar de ler o livro, o que cansa aqueles com pouca paciência.
Nas Histórias em Quadrinhos, graças à utilização de imagens, todos os leitores podem apreciar o enredo com muito mais dinamismo e rapidez. Assim, ficarão mais motivados a ler sobre as obras mais antigas, adquirindo mais conhecimento e indo melhor nos trabalhos escolares.
2# – Mais divertidos
Outro fator positivo das Histórias em Quadrinhos é a diversão. Sem ter prazer por algo, fica difícil aprender e se esforçar. Quem é obrigado a ler livros que nunca desejaria por motivos de opinião e gosto, não consegue extrair o máximo dele. Acabará a obra e achará que foi um tempo perdido!
Com as Histórias em Quadrinhos, pelo modo com a história é levada, predominância de conversas e mais imagens, a tendência é que mesmo as histórias mais enfadonhas fiquem mais legais. Quando o tempo gasto passa a ser mais divertido e interessante, o aprendizado também é otimizado, assim tanto a escola como o aluno saem ganhando.
3# – São complementares
Apesar do livro e da História em Quadrinhos serem da mesma obra, eles se diferem em relação a linguagem e a maneira como a história é levada ao longo das páginas. Um livro não tem imagem, logo é preciso que tudo seja detalhado nos mínimos detalhes, enquanto uma História em Quadrinhos têm imagens e muita conversa, em razão do alto número de balões.
Ao ler as duas obras, é possível aprender em dobro, pois eles se complementam e ensinam muito mais sobre a história que o autor quis passar. Aposte nas Histórias em Quadrinhos e aprenda divertindo-se!