A literatura infantil é um importante instrumento na formação de valores, de conceitos, de criatividade, de representação artística e uma das mais importantes formas de expressão.
É bem recente o reconhecimento da literatura infantil como um importante instrumento transformador na personalidade da criança. Com a leitura, a criança amplia o seu conhecimento de mundo, descobre novos valores, culturas e costumes. Além de perceber todas as transformações sociais ocorridas.
É o meio pelo qual as crianças aprendem todos esses valores refletindo sobre o mundo que as rodeiam, criando a partir da leitura um mundo imaginário só seu, tornando esse mundo real a partir dos seus desenhos e criações. A criança se diverte e aprende com a leitura.
Muitos valores estão presentes nos textos infantis e devem ser explicados para as crianças. Muitos devem ser explicados de forma positiva outros de forma negativa. A cada época, as noções de valores são demonstradas e estimuladas de formas distintas.
Resumo:
O que seriam os valores?
Podemos entender que valores seriam as normas ou padrões éticos individuais ou de toda uma sociedade; valores éticos, valores morais e culturais. Todos os tipos de valores são passados de acordo com a época que são vivenciados. Valores como: responsabilidade, solidariedade, respeito, amizade, companheirismo, racismo, e tantos outros a serem explorados.
Grandes artistas e escritores fazem da literatura uma forma não só de expressão, mas uma verdadeira obra de arte. É como se fosse uma joia a ser lapidada. Quanto mais trabalhamos, mais chegamos à perfeição.
Uma das formas de representação dessa arte é por meio dos contos de fadas. O que são contos de fadas? Como explorar os contos de fadas nas escolas? Por que gostamos tanto de ouvir contos quando somos crianças?
A todas essas perguntas devemos refletir a resposta. Vamos entender mais sobre o assunto!
Contos de Fadas
São histórias curtas de tradição oral, ou seja, são contadas de pais para filhos. Suas personagens enfrentam vários obstáculos e vivem situações perigosas, mas sempre acabam com um final feliz.
Os contos de fadas têm cenários característicos como castelos e florestas. Seus personagens são príncipes e princesas, bruxas, vilões, anões, gigantes e animais mágicos, além de muita magia e encanto.
Exemplo de conto de fadas: os famosos Contos de Grimm (histórias populares contadas nas províncias alemãs).
Por volta de 1812, os irmãos Grimm reuniram vários textos num livro com várias fábulas, chamado “Kinder-und Hausmaërchen“. Entre essas fábulas a mais famosa: Branca de Neve.
Algumas atividades propostas a serem desenvolvidas pelo professor!
Leitura de um conto de fadas
O professor reúne os alunos na sala de aula e faz a leitura de um conto de fadas. Essa leitura precisa ser empolgante, frisando os pontos, as entonações, fazendo uma verdadeira interpretação das história.
Objetivo: fazer com que os alunos prestem atenção na narrativa observando a forma da escrita,aquisição de novo vocabulário, entonação e postura da voz.
Semana das Artes – Teatro
Representar e interpretar por meio de encenação na escola para as crianças das séries do ensino fundamental e infantil contos de fadas. Com a ajuda do professor, os alunos montam um verdadeiro espetáculo com figurinos, maquiagem e texto ensaiado. Será muito divertido!
Objetivo: incentivar a leitura por meio das artes. Mostrar as várias formas de linguagem: verbal, corporal e escrita.