13. Tipos de cristais
As partículas em um cristal estão organizadas de forma tridimenssional, se juntar essas particulas podemos obter força de Van der Waals, ponte de hidrogênio, ligações iônicas, covalentes e metálicas.
Cristal iônico
A atração eletrostática é responsável pela ligação dos íons, o ponto de fusão é alto, também, apresentam função de isolantes elétricos, posssuem a caracateristica de serem firmes e quebradiços.
Exemplos: NaCl, CsCl.
Cristais metálicos
Ao contrário dos cristais iônicos, os cristais metalicos são firmes, porém não quebradiços, são considerados bons condutores e também são como se fossem grande núvem eletrônica que junta muitos números de íons positivos.
Exemplo: Na, Fe, Au.
Os cristais metálicos, são divididos em três tipos: vejamos cada um deles
Cúbico de corpo centrado (C.C.C)
Átomos cercados individualmente por 8 átomos, portanto possuem número de coordenação 8.
Por exemplo: metal sólido
Cúbico de face centrada (C.F. C)
Átomos cercados individualmente por 12 átomos, portanto possuem número de coordenação 12.
Por exemplo: metal cálcio
Hexagonal compacto (H.C)
Átomos cercados individualmente por 12 átomos, sendo 6 átomos na camada que forma o hexagono, 3 na camda superior e 3 na camada inferior.
Por exemplo: metal magnésio.
Cristal covalente
O cristal covalente é composto por uma quantidade elevada de átomos que estão ligados por ligação covalente, esse cristal pode ser interpretado como uma macromolécula, o P.F é extremamente alto, esses cristais não são condutores de energia.
Por exemplo: Diamante (C), Silício (Si), Carborundum (SiC).
Estrutura do diamante e da grafita
Diamante
Os átomos de carbono do diamante estão localizados no centro de um tetraedro, que está ligado a outros quatro átomos de carbono que estão situados nos vértices.
Grafita
A grafita é constituída por camadas de átomos de carbono em pilhas. Ocorrem ligações de átomos de cada um com outros três, onde sp2 é a hibridação. É importante sabermos que a grafita é capaz de conduzir a eletricidade, porém existe uma exceção, que é o sólido covalente, pois ele não é capaz de conduzir eletricidade.
A ilustração abaixo é da estrutura do diamante que é cúbica, e a estrutura da grafita que é hexagonal.
Estrutura do quartzo: (SiO2)n
Ocorre uma repetição na unidade SiO2 no quartzo, os átomos de silício se liga individualmente a quatro átomos de oxigênio e esses que se ligam individualmente a dois átomos de silício.