Mundialmente conhecido por ser o autor do não menos conhecido livro A Arte da Guerra, Sun Tzu é uma das figuras mais lembradas quando o assunto é estratégia de guerra.
No entanto, atualmente, muitas empresas estão colocando o seu livro dentro do contexto corporativo, e por esse motivo, muita gente está lendo esse livro.
Mas poucas são as pessoas que realmente sabem quem foi Sun Tzu. E por esse motivo, esse artigo lança um pouco de luz sobre a figura histórica. Vamos vê-la?
Resumo:
Um general de renome
Sun Tzu é, antes de qualquer coisa, um dos maiores generais de todos os tempos, e o maior general chinês de que se tem notícia.
E toda essa fama lhe conferiu lugar de destaque dentro da corte do rei de Wu, que lhe contratou para comandar os seus exércitos.
Essa história, inclusive é lendária, já que Sun Tzu teve de passar por um teste do rei, que queria avaliar as capacidades do renomado general para saber se ele era de fato “tudo isso”.
Então o rei lhe ordenou que treinasse 180 concubinas de modo que se tornassem tão boas quanto os soldados.
Sun Tzu dividiu as concubinas em 2 grupos e nomeou as 2 concubinas preferidas do rei para comandar esses grupos.
Depois de árduo treinamento, Sun Tzu ordenou que todas colocassem o rosto no chão, ao passo que as 2 preferidas pediram que isso fosse feito pelos 2 grupos, que caíram na gargalhada e não fizeram o que foi ordenado. Sun Tzu insistiu com a ordem, e mais uma vez os 2 grupos caíram na gargalhada.
Sun Tzu então mandou executar, debaixo de protestos do rei, as 2 concubinas preferidas do rei, e explicou que se os comandados não entendem as ordens, a culpa é sempre dos oficiais.
Depois disso, os 2 grupos passaram a executar todas as ordens sem apresentar qualquer tipo de falha.
O livro “A Arte da Guerra”
A Arte da Guerra foi um tratado escrito por Sun Tzu durante o Período dos Reinos Combatentes, que foi o período em que as 7 nações que compunham a China viviam em constante conflito por terras.
O livro é considerado o maior tratado militar da História, com estratégias que são lembradas até os dias de hoje em praticamente todas as escolas militares ao redor do mundo.
E grande parte da popularidade moderna da obra máxima de Sun Tzu se deve também ao fato de que o mundo corporativo faz uso do livro como forma de fazer valer as estratégias do mercado.